10 janeiro 2013


Chique, clássica e anatomicamente correta, as carteiras de mão, também chamadas de clutches, são tendência. Esse tipo de bolsa se caracteriza por seu tamanho pequeno, que comporta apenas o essencial: chaves, documentos e um batom – com a onda dos phablets, os celulares devem ir do lado de fora ou nem ir!

Durante muito tempo, este modelo foi usado apenas para eventos mais especiais, noturnos, sobretudo festas de gala. Hoje, porém, a clutch pode fazer parte do cotidiano, ganhando o acompanhamento de roupas casuais.


Ao usar uma clutch, é preciso prestar mais atenção à postura. O ideal é segurá-la com as mãos, evitando colocá-la debaixo do braço, o que pode parecer desleixo. Outro cuidado diz respeito ao que será carregado dentro dela. Por ser uma carteira de mão, ela não pode ficar muito cheia, sem fechar ou deformada. Por isso, é necessário carregar apenas o essencial.


O dia pede roupas mais neutras, sobretudo no ambiente profissional. Para quebrar essa sobriedade, o toque de irreverência pode vir das bolsas. Modelos em tons vibrantes, materiais texturizados e clutches um pouco maiores são super indicadas. Do mesmo modo, uma composição básica de camiseta + jeans, por exemplo, ficará mais sofisticada com uma clutch com cara mais urbana, com rebites, por exemplo. Se, no entanto, a ideia é manter uma aparência mais séria, é possível investir em peças com inspiração vintage e/ou romântica, em tons mais frescos e claros.


Os compromissos à noite costumam ser bastante versáteis, de baladas a galas. E, independente da situação, as bolsas devem ser mais sofisticadas. A preferência deve ser pelos modelos mais elaborados, em materiais nobres e com aplicações. Para as baladas e compromissos informais, os modelos podem ser maiores. Já para os tradicionais e sofisticados, quanto menores e clássicas, melhor! Roupas brilhantes pedem clutches pretas ou de tons neutros e o oposto também é válido.


Pequeno e notável, o charme das clutches é irresistível, não?

9 comentários:

  1. Indispensáveis, bastante sofisticadas.amoo(MARINEY)

    ResponderExcluir
  2. Lindas e essenciais.(FABRICIA)

    ResponderExcluir
  3. perfeitas!amei...(LUCILENE SOUZA)

    ResponderExcluir
  4. Nossa adoreiiii,cada uma mais linda do que a outra.(Vanessa)

    ResponderExcluir
  5. Super elegantes.

    > Marcelinho ♂

    ResponderExcluir
  6. Elas são extremamente charmosas e versáteis! Lindas!
    *micheli tentor

    ResponderExcluir
  7. maravilhosas!!!amei d+!(gaby)

    ResponderExcluir
  8. Bonitas,acho elas bem praticas.Priscila

    ResponderExcluir
  9. lindas e muito sofisticadas adorei.(luciana)

    ResponderExcluir