09 janeiro 2013


No dia do astronauta, o nosso assunto, com certeza, seriam as evoluções tecnológicas da moda. Os processos criativos dos estilistas e designers tem se alterado graças às mudanças tecnológicas, com, inclusive, novos especialistas liderando esses estudos. O design tem se transformado à medida que a demanda do consumidor também muda.

Vestido Cutecircuit

Como no filme “Tron: O Legado”, partes de eletrônicos já podem ser integradas às roupas. Cores e estampas são agora criadas com fibras óticas ou LED, podendo pulsar ou iluminar. A marca inglesa Cute Circuit já lançou vestidos e tops com LED, bem como Katy Perry, Lady Gaga, U2 e a brasileira Gaby Amarantos já desfilaram por aí.

Figurino da banda U2 para turnê mundial

Katy Perry de Cute Circuit no baile de gala do Metropolitan Museum of Art

Estilistas como Marios Schwab, Peter Pilotto e Iris Van Herpen estão à frente desse movimento. A exposição de Iris Van Herpen, na Holanda, ilustra bem essa mudança no novo artesanal tecnológico.

Peter-Pilotto inverno 2012

Iris Van Herpen tem como mentores nomes como Alexander McQueen e Viktor & Rolf e se inspira no design híbrido, além de formas da natureza. Ela também colabora com arquitetos e cientistas que inspiram novas formas de pensar o design. Entre suas clientes, nomes como Lady Gaga e Bjork. No momento, a estilista se dedica a pensar estampas 3D para seus tecidos.

Desfile Iris Van Herper

Exposição Iris Van Herper

Um pouco mais perto dos consumidores reais, estudos já mostram tecidos que ficam limpos após o uso, assim como substâncias em spray que se moldam ao corpo. Quem poderia pensar que isso já estaria se tornando realidade? Pois é, realidade já é, só precisamos esperar que cheguem ao mercado.

7 comentários:

  1. nossa!tecnologia,bastante avançada.adorei!(LUCILENE SOUZZA)

    ResponderExcluir
  2. Legal...(Vanessa)

    ResponderExcluir
  3. Criativo e inovador.(MARINEY)

    ResponderExcluir
  4. Legal.

    > Marcelinho ♂

    ResponderExcluir
  5. Ousado!
    *micheli tentor

    ResponderExcluir
  6. Legal e bastante diferente!!(gaby)

    ResponderExcluir
  7. extravagante uma moda para quem gosta de ousar.(LUCIANA)

    ResponderExcluir