Festas de fim de ano geralmente vêm acompanhadas dos tão famosos “amigos ocultos”. Seja entre amigos, familiares ou colegas de trabalho, essa clássica forma de presentear quem se gosta merece seguir algumas regras para acabar não cometendo nenhum mico numa época tão especial.
1 – Não tente ser engraçado.
Tentar dar presentes engraçadinhos é uma das piores cagadas no amigo secreto da firma. Principalmente se você não conhecer plenamente a vítima, digo, a pessoa que você sorteou. O senso de ironia de 79,7% da população brasileira não funciona. Então, aquele presente que lembra vagamente que a pessoa sorteada é burra, gorda ou fede, voltará contra você. Principalmente se essa pessoa superior a você na firma. Em bom português, a pessoa não irá entender a piada e se ofender. Então, nada de dar o livro “Como trabalhar para um Idiota” para seu chefe. Ou uma camisinha de morango para a secretária gostosa. Nesses casos é bom dar um presente comum mesmo.
2 – Não fira a sexualidade alheia.
Outro tema universal de piadas é a opção sexual da pessoa. Na lista de coisas para tirar sarro de alguém estão: a aparência, o time de futebol e a opção sexual. Piadas de duplo sentido no dia a dia de trabalho são totalmente aceitáveis, já que deixam o ambiente divertido, desde que estejam dentro de um certo limite de respeito, é claro. Porém, dar um pinto de plástico de amigo secreto para o colega machão que você tem certeza que dá a ré no kibe ou uma revista G para o office boy metido a pegador não é legal. Certamente, fará com que você pareça um idiota e não o felizardo que ganhou uma trolha para levar pra casa.
3 – Não dê vales
Vale CD, vale compras, vale livro, vale presentes, não valem nada. Se entrou na brincadeira e ficou à disposição de ser obrigado a comprar um presente para alguém que você não gosta tanto assim, não venha querer se livrar do problema comprando um vale-alguma-coisa. Os vales são as coisas mais impessoais, chatas e sem valor (mesmo que seja um vale BMW) do mundo. Você não quis pensar em algo divertido para seu amigo secreto e comprou um papel que pode ser trocado por qualquer coisa.
4 – Evite clichês.
Agendas, blocos de anotação, materiais de escritório, CDs e livros de auto ajuda não são bons presentes. Qualquer um que ganha fará aquele sorriso amarelo parecendo que gostou mas, no fundo mesmo, te odiará eternamente, achando que você é um filha da puta sem criatividade e que dá o mesmo presente, todo ano, independente de quem sorteou.
5 – Na hora da revelação, não faça piadas infames.
Sim, seu amigo secreto tem dois olhos, nariz e boca e usa roupas. Acho que o pior momento do amigo secreto é a revelação e as piadinhas que farão, ou não, todos adivinharem quem você pegou. Não puxe o saco da pessoa. Economize os adjetivos para não parecer forçado. Se você pegou seu chefe então, não seja paga pau! Tudo mundo ficará com raiva de você.
Blogs que ajudaram a gente:
Nenhum comentário:
Postar um comentário