14 junho 2013


Os dias frios do outono e a chegada do inverno já deixam a pele naturalmente ressecada devido a brusca mudança do tempo. Aliando o frio à falta de hidratação e os banhos quentes e longos que tomamos para nos aquecer, acabamos contribuindo ainda mais para esse ressecamento, então fique esperta! Nessa época fria é indispensável focar na hidratação facial.

E antes de comprar o hidratante facial que a sua amiga indicou como o melhor, encontre um produto específico para o seu tipo de pele, já que uma escolha equivocada pode trazer efeitos inversos.

TIPOS DE PELE E SEUS CUIDADOS

Pele oleosa: é importante não utilizar produtos que provoquem um ressecamento total da pele, pois podem fazer efeito contrário e tornar a pele ainda mais oleosa, o que também é causado pelo banho em água quente. O ideal são os produtos em forma de gel e sempre em versões oil free. Princípios ativos como calêndula, hamamélis e mentol podem controlar bem a oleosidade. É importante repetir três vezes ao dia, o processo de lavar a pele e logo após tonificar e hidratar.

Pele seca: este tipo de pele apresenta um ressecamento que provoca uma sensação desconfortável de repuxamento, além de ser uma pele muito sensível, mais propensa a irritações. Os produtos para limpeza devem sempre conter algum ativo hidratante como óleos e o hidratante também deve ser específico. Os cremes antirrugas podem ser usados como forma de prevenção, normalmente, a partir dos 25 anos de idade.

Pele mista: este é o tipo de pele mais comum e apresenta oleosidade na zona T, que compreende testa, nariz e queixo e ressecamento nas demais áreas da face. A pele mista deve ser tratada com sabonete neutro, loção de limpeza e loção hidratante oil free duas vezes ao dia.

Pele normal: É aquela onde a oleosidade e a hidratação estão em equilíbrio, apresentam poros pequenos e pouco visíveis. Quem não queria ter uma pele assim?! Mas não pense que esta pele perfeita não precisa de cuidados, deve ser limpa, tonificada e hidratada.


E, independente do seu tipo de pele, o uso do protetor solar é indispensável nos dias frios e nublados. E tente manter uma rotina de exercícios e boa alimentação regulares, isso refletirá na pele sempre!

Um comentário:

  1. Estas dicas foram essenciais para nos ficarmos por dentro de como cuidar da pele neste inverno.....PRISCILA

    ResponderExcluir